top of page
Buscar

Reciclar o próprio lixo também é parte do autoconhecimento.

  • Foto do escritor: marcelo alonso
    marcelo alonso
  • 6 de set. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de abr.

A preservação do meio ambiente começa com pequenas ações diárias que, somadas, têm um impacto significativo. Uma dessas ações cruciais é a reciclagem de resíduos sólidos. Os benefícios da separação do lixo doméstico estão se tornando cada vez mais evidentes. Além de reduzir a quantidade de resíduos que vão para aterros sanitários e lixões, permitindo que apenas os rejeitos (ou seja, os resíduos que não podem ser reaproveitados) cheguem lá, a reciclagem oferece a oportunidade de reutilizar uma grande parte dos materiais sólidos gerados em nossas casas.


A reciclagem também tem implicações econômicas e sociais significativas. Ela economiza recursos naturais valiosos e, ao mesmo tempo, gera renda para os catadores de lixo, uma parte da população que muitas vezes depende desses resíduos para sobreviver. Dados da última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, diariamente, são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas de resíduos sólidos. Dentre esses, muitos são provenientes de atividades urbanas, industriais, de saúde, rurais e outras. Surpreendentemente, mais da metade desse volume é despejada em lixões a céu aberto, sem qualquer tratamento adequado. Isso resulta em um prejuízo econômico anual que supera os R$ 8 bilhões.


Neste momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com um serviço de coleta seletiva. A separação de resíduos sólidos é o primeiro passo para direcioná-los adequadamente. Ao separar, abrem-se portas para várias opções, incluindo reutilização, reciclagem, maior valor agregado aos materiais reciclados, condições de trabalho mais seguras para os catadores, compostagem, menor demanda por recursos naturais, aumento da vida útil dos aterros sanitários e redução do impacto ambiental na disposição final dos rejeitos. Mas o que exatamente é reciclável? Todo resíduo descartado que pode ser transformado em partes ou todo o seu conteúdo é reciclável. Isso engloba uma variedade de materiais, como papel, papelão, plásticos, vidros, metais, entre outros.


A separação adequada do lixo doméstico é fundamental para uma reciclagem eficaz. Evite misturar materiais recicláveis com resíduos orgânicos, como sobras de alimentos e cascas de frutas e legumes. Eles devem ser colocados em sacos separados. Certifique-se de que embalagens de produtos como leite longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico estejam limpos e secos antes de serem depositados nos coletores. O papel deve estar seco e pode ser dobrado, mas não amassado. Vidros quebrados e outros objetos cortantes devem ser embrulhados em papel grosso ou colocados em caixas para evitar acidentes. Evite misturar garrafas e frascos com vidros planos.


Além disso, é importante conhecer o que não deve ser colocado na reciclagem, como papel-carbono, etiquetas adesivas, fita crepe, guardanapos usados, fotografias, filtro de cigarros, papéis sanitários e papel-carbono. Outros itens, como cabos de panela, tomadas, clipes, grampos, esponjas de aço, canos, espelhos, cristais, cerâmica e porcelana, também não são recicláveis. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou descartadas em coletores específicos. E quanto às embalagens mistas, como as que contêm plástico e metal, metal e vidro, ou papel e metal? A recomendação é desmontá-las, separando as partes de metal, plástico e vidro, antes de depositá-las nos coletores adequados.


A reciclagem é uma das maneiras mais poderosas de contribuir para a preservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais. Cada um de nós desempenha um papel importante nesse esforço coletivo, começando com pequenas ações diárias.

Ao separarmos e reciclarmos nossos resíduos, reduzimos a quantidade de lixo que vai parar em aterros sanitários, evitando a contaminação do solo e da água. Além disso, a reciclagem economiza recursos naturais, como água e energia, e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Cada um de nós pode fazer a diferença, e juntos, podemos criar um mundo mais sustentável para nós e para as futuras gerações. Recicle seu lixo e seja parte da solução! 🌍♻️

Curiosidades:

  • A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada por três horas.

  • No Brasil, cerca de 100 mil pessoas vivem exclusivamente da coleta de latas de alumínio, ganhando em média três salários mínimos por mês, segundo a Associação Brasileira do Alumínio.

  • Uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.

  • Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam uma tonelada de petróleo.

  • Um quilo de vidro quebrado pode ser transformado em 1 quilo de vidro novo e pode ser reciclado infinitamente.

  • O lacre de latas de alumínio não precisa mais ser separado e vendido separadamente, pois as empresas reciclam as latas com ou sem o lacre.



 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page